A Teoria Celular.
A teoria celular é um dos conhecimentos fundamentais da biologia. A teoria indica que todos os seres vivos são compostos por células, e seus idealizadores foram Matthias Jakob Schleiden e Theodor Schwann.
Matthias Jakob Schleiden (Nasceu em Hamburgo, na data de 5 de abril de 1804; veio a óbito na cidade de Frankfurt am Main, na data de 23 de junho de 1881) notabilizou-se como botânico, de nacionalidade alemã.
Em parceria com Theodor Schwann, foi fundador da teoria celular e da neo-nucleose. Seus estudos, imortalizados nas obras publicadas revolucionaram as diretrizes da biologia, entre elas:
1. Beiträge zur Phytogenesis. In: Archiv für Anatomie, Physiologie und wissenschaftliche Medicin. 1838, S. 137–176. ("Contribuições para a fitogênese", "Arquivo de Anatomia, Fisiologia e Medicina científica, 1838)
2. Grundzüge der wissenschaftlichen Botanik nebst einer methodologischen Einleitung als Anleitung zum Studium der Pflanze. 2 Teile. Leipzig 1842 u. 1843, spätere Auflagen unter dem Titel Die Botanik als inductive Wissenschaft bearbeitet; Nachdruck: Olms, Hildesheim/Zürich/New York 1998
3. Fundamentos da Botânica científica, juntamente com uma introdução metodológica como um guia para o estudo das plantas, em duas partes, Leipzig 1842 e 1843, edições posteriores foram publicadas sob o título "A botânica analisada sob a óptica da ciência indutiva.)
4. Die Pflanze und ihr Leben. Engelmann, Leipzig 1848 ("A vida das plantas."
5. Das Alter des Menschengeschlechts, die Entstehung der Arten und die Stellung des Menschen in der Natur. Engelmann, Leipzig 1863. ("A idade da raça humana.", a origem das espécies e da posição do homem na natureza.")
6. Das Meer. edição e publicação A. Sacco Nachf., Berlin 1867; Nachdruck: Severus, Hamburg 2012, ("O Mar.")
7. Die Rose. Geschichte und Symbolik in ethnographischer und kulturhistorischer Beziehung. Verlag und Druck Wilhelm Engelmann, Leipzig 1873; Nachdruck: Sändig, Wiesbaden 1973, ("A Rosa ... História e simbolismo em sua relação etnográfica e histórico-cultural.")
Theodor Schwann (Nascido em Neuss, na data de 7 de dezembro de 1810; veio a óbito em Colônia, na data de 11 de janeiro de 1882, foi fisiologista. É homenageado e considerado como o fundador da histologia moderna. Foi também cofundador, com Matthias Schleiden, da teoria celular e neonuclear.
Foi responsável, também, por importantes contribuições na área da embriologia, ciência que praticamente a instituiu, ao estudar o desenvolvimento da primeira célula resultante da fecundação - o ovo - até à formação de um organismo completo.
Desenvolveu estudos que resultaram na descoberta da fermentação do açúcar e do amido enquanto processos biológicos, as propriedades e o funcionamento dos músculos e as células nervosas. O estudo destas últimas levou-o à descoberta das chamadas células de Schwann. Desenvolveu ainda entre outros, o termo "metabolismo" para designar os processos químicos de um organismo biológico.
Podemos concluir dizendo que a Teoria Celular foi proposta em meados do século XIX pelos cientistas Mathias Jakob Schleiden e Theodor Schwann, a Teoria Celular estabelece que a célula é a unidade fundamental da vida, sendo assim, que tudo o que se considera vivo é composto e estruturado por células, seja por trilhões delas ou por uma apenas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DESEJA SE MATRICULAR? ENVIE SOLICITAÇÃO SIMPLES PARA O EMAIL DO PROFESSOR CÉSAR AUGUSTO VENANCIO DA SILVA. cesarvenancio.neurociencia.neurociencia@gmail.com